*Música e arte pela inclusão*
Concerto do Bem III - Notas e Harmonia”, organizado pelo Instituto Olga Kos, acontecerá no dia 28 de novembro, no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo
- Categoria: Música
- Publicação: 14/11/2024 18:48
- Autor: Rosa Buccino
Promover a inclusão social de pessoas com deficiência por meio da música é o objetivo do “Concerto do Bem III - Notas e Harmonia”, espetáculo com orquestra, coral e solos performáticos com os participantes das oficinas de arte e cultura promovidas pelo Instituto Olga Kos de Inclusão.
“Teremos a satisfação de evidenciar o potencial de pessoas com deficiência e verificar que ela pode cantar, dançar, tocar e encantar. Será uma noite única e inspiradora”, diz Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão.
As apresentações serão orquestradas pelo maestro Nailor Proveta e por arte-educadores do Instituto Olga Kos e da Escola de Música do Parque do Ibirapuera que, durante o ano de 2024, conduziram os ensaios da Orquestra Furiosa, cujo repertório é composto majoritariamente por músicas populares brasileiras. Além disso, as participações do coral Madrigal Etecetera e Tal e Coral do Ilha.
O maestro Nailor Proveta ressalta o poder exercido pela música no cotidiano da pessoa com deficiência e diz que está colocando a melhor roupagem no concerto para que os participantes se sintam abraçados. “Noto como os participantes se doam durante os ensaios. Sinto que estão realizados. Isso comprova o quanto a música é agregadora e um meio de torná-los mais felizes”.
De acordo com Gustavo Paulino, coreógrafo da equipe de dança do Instituto, o espetáculo reunirá 20 pessoas com deficiência que participam dos projetos sociais do OLGA. “Isso é uma grande conquista, pois começamos a 1ª. edição do Concerto, em 2022, somente com dois participantes. Ter mais participantes no espetáculo reflete a força do OLGA e o avanço desse projeto inclusivo”, destaca ele.
“Reconhecer o talento e a sensibilidade artística da pessoa com deficiência é compensador. Isso sem contar na integração entre todos os participantes neste grandioso espetáculo. Aguardamos 1.800 pessoas, entre participantes, autoridades e espectadores”, celebra Wolf Kos.
*Serviço*
“Concerto do Bem II Cor & Som” - Instituto Olga Kos de Inclusão
Data: 28/11/2024
Horário: 19h30
Local: Auditório Simón Bolívar, Memorial da América Latina
Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo, SP
Supervisão metodológica: Gustavo Paulino
Regência da orquestra: maestro Nailor Proveta (Orquestra Furiosa da Escola de Música do Parque Ibirapuera)
Coordenação cultural: Silvia Liz
Apoio artístico: Débora Hermann, Marcia Carvalho, Teófila Lima e equipe do Instituto Olga Kos de Inclusão
* Entrada franca. Basta preencher um cadastro pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/concerto-do-bem-lll-notas-e-harmonia/2689515.
*Sobre o Instituto Olga Kos de Inclusão*
Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O OLGA desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para atender a pessoa com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social, proporcionando trocas de experiências e inclusão. O OLGA acompanha a trajetória do beneficiário e sua evolução durante a realização das oficinas, adaptando e melhorando as metodologias por intermédio de pesquisas e instrumentos inéditos, como o Indicador de Desenvolvimento Olga Kos (Idok) e o Índice Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência Olga Kos (Iniok_pcd).
Leia Mais
22/11/2024 23:59
Fazer MBA nos EUA não é um sonho é uma realidade.
22/11/2024 23:52
Changelly apresenta campanha de Black Friday
22/11/2024 23:48
Advogada lança livro sobre como usar a comunicação não violenta na solução de conflitos
"Mediação Sem Fronteiras: À Luz da Comunicação não violenta" abre debate sobre solução de conflitos e pacificação em meio a turbulências sociais e familiares
22/11/2024 23:38
Tsugumi
22/11/2024 20:05
Confraria da Dança encerra comemorações dos 28 anos de trajetória com espetáculos em escolas de Campinas e Valinhos
A peça Maria Celeste combina dança, bonecos e máscaras, leva ao público de todas as idades os encantos da cultura popular na figura do bicho-boi, e integra projeto promovido pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023