Marcelo Amaro apresenta tributo à música afro-brasileira no Dia da Consciência Negra
O show Canjerê do Amaro Especial será no renomado Teatro de Câmara do Complexo Cultural Cidade das Artes, Rio de Janeiro
- Categoria: Música
- Publicação: 13/11/2024 19:50
- Autor: Carla Castro
Em uma noite que promete ser tão grandiosa quanto a própria data que celebra, o multi-instrumentista e compositor Marcelo Amaro apresenta o Canjerê do Amaro Especial no renomado Teatro de Câmara da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. No dia 20 de novembro, a partir das 20h, o público será conduzido a uma experiência sensorial e emocional única, em homenagem ao Dia da Consciência Negra.
Marcelo Amaro, com mais de 30 anos de carreira, retorna ao Brasil após uma turnê pela Europa para se dedicar completamente a este espetáculo. Com direção musical de Wanderson Martins, reconhecido pelo seu trabalho com Martinho da Vila, e direção artística de Túlio Feliciano, o evento será um tributo à música afro-brasileira e ao samba autoral. Cada detalhe deste show foi cuidadosamente pensado para refletir a excelência artística e a profundidade cultural que marcam a trajetória de Marcelo Amaro.
“O Dia da Consciência Negra é uma data que transcende a história para se tornar um momento de reflexão, aprendizado e celebração. Com esse show, convido todos a uma noite, onde a música se torna um instrumento de união e resistência, proporcionando uma jornada através da cultura negra, suas raízes e seu impacto inestimável na identidade brasileira”, afirma Amaro.
O Canjerê do Amaro Especial não é apenas um show, mas uma celebração da alma afro-brasileira. Em sinergia com as comemorações do Mês da Consciência Negra, a apresentação homenageia Zumbi dos Palmares e o legado imortal da cultura negra no Brasil. Desde 2017, o evento se consolidou como um marco cultural que não apenas celebra o samba autoral, mas também revela novos talentos e emociona o público com sua profundidade e beleza.
Gaúcho de Porto Alegre, Marcelo Amaro mora no Rio de Janeiro desde 2004. Segue a honrar a herança cultural e ancestral dos seus avós. Ele é um talentoso sambista por vocação, além de batuqueiro, percussionista, cantor, compositor, educador e produtor musical. Com 30 anos de carreira, já integrou grupos de samba e pagode,foi co-fundador da Associação Cultural de Oficineiros, ministrou Oficinas de Música em dezenas de Centros Comunitários em Porto Alegre. Atualmente, segue desenvolvendo este trabalho em ONGs, escolas e afins. É graduado em Música (licenciatura) pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. É criador do método de ensino musical para instrumentos de percussão e musicalização Caminhos Percussivos que em 2025 tornar-se um livro de metodologia de ensino para todos os níveis de iniciante à avançado.
Ao longo de sua trajetória, acompanhou e gravou com uma variedade de artistas renomados, incluindo: Bedeu, Luís Vagner, Berenice Azambuja, Jamelão, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Almir Guineto, Neguinho da Beija-Flor, Monarco, Walter Alfaiate, Noca da Portela, Wilson Moreira, João Donato, João Martins, Renato da Rocinha, Galocantô, entre outros grandes nomes do samba e da música brasileira.
Nos últimos 10 anos, vem desenvolvendo seu trabalho artístico solo independente. Criou também o Festival Viva Percussão e sua roda de samba Canjerê do Amaro. Lançou quatro álbuns, cinco singles e um projeto audiovisual. Atualmente, está na fase de pré-produção de seu quinto álbum, intitulado Marcelo Amaro - No axé do canjerê, que promete trazer uma virada significativa em sua carreira, um ep com sete faixas, com um elenco de craques da música, arranjos arrojados, contemporâneos, repletos de tambores do mundo, participações especiais e uma websérie, tudo isso com enfoque em temas como: educação, contracultura, o amor, yabás, matriarcas, ancestralidade, gratidão, axé, espiritualidade, resiliência, empatia, respeito, esperança, abundância e alegria.
Serviço:
Show - Canjerê do Amaro Especial:
Data: 20 de novembro
Horário: 20h
Local: Teatro de Câmara, Complexo Cultural Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5300 - Barra da Tijuca)
Ingressos: disponíveis na bilheteria do local e online no site da Cidade das Artes na plataforma Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/97275/d/272655, valores R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia-entrada)
Ficha técnica:
Direção Artística - Túlio Feliciano
Direção Musical e cavaquinho - Wanderson Martins
Flauta Transversal - Ana Paula Cruz
Bateria - Jorge Gomes
Baixo - Igor Araújo
Violão 7 - Carlinhos 7 Cordas
Voz e percussão - Marcelo Amaro
Convidado especial - Wanderson Lemos.
Produção executiva e artística- Michelle Rodrigues
Sonorização: Andec Responsável - Juan Ribeiro
Iluminação - Lu
Roadie - Joaci
Leia Mais
22/11/2024 23:59
Fazer MBA nos EUA não é um sonho é uma realidade.
22/11/2024 23:52
Changelly apresenta campanha de Black Friday
22/11/2024 23:48
Advogada lança livro sobre como usar a comunicação não violenta na solução de conflitos
"Mediação Sem Fronteiras: À Luz da Comunicação não violenta" abre debate sobre solução de conflitos e pacificação em meio a turbulências sociais e familiares
22/11/2024 23:38
Tsugumi
22/11/2024 20:05
Confraria da Dança encerra comemorações dos 28 anos de trajetória com espetáculos em escolas de Campinas e Valinhos
A peça Maria Celeste combina dança, bonecos e máscaras, leva ao público de todas as idades os encantos da cultura popular na figura do bicho-boi, e integra projeto promovido pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023