Notícias

Poemaria”, documentário que investiga a poesia no cotidiano, teve pré-estreia com bate-papo no dia 11 de novembro, no CineSesc, em São Paulo

Realizado de forma independente, o filme competiu no 52º Festival de Cinema de Gramado e é construído a partir de conversas com 24 personalidades, convidadas a refletirem sobre a presença da poesia em suas vidas.
  • Categoria: Cinema
  • Publicação: 13/11/2024 15:59
  • Autor: André Luiz Brandão Cisi
Sessão especial foi realizada na segunda-feira (11), e contou com bate-papo entre o diretor Davi Kinski e equipe, e teve mediação do jornalista e apresentador Cunha Jr.

No elenco estão Adélia Prado, Marcelino Freire, Gero Camilo, Nany People, Marília Gabriela, Jean Wyllys, Inácio de Loyola Brandão, Tayla Fernandes, entre outros. 

O filme marca a estreia do diretor Davi Kinski em longas-metragens e será lançado no dia 12 dedezembro de 2024, nas plataformas da Claro TV e Vivo Play. Em 2025, no dia 12/01, o longa fica disponível nas plataformas Globoplay + canais e na programação linear do Canal Brasil.

 Inspirado pelos filmes do renomado documentarista Eduardo Coutinho, o diretor estreante Davi Kinski propõe o documentário "Poemaria", montado a partir de conversas com 24 personalidades sobre a sua relação com a poesia, entre elas: Adélia Prado, Marcelino Freire, Gero Camilo, Nany People, Marília Gabriela, Jean Wyllys, Inácio de Loyola Brandão, Leona Cavalli, Tayla Fernandes, Ana Cláudia Quintana, Claire Feliz Regina, Clarice Abujamra, Fause Haten e outras.
Poemaria teve a sua estreia mundial na Mostra Competitiva de Documentários do 52º Festival de Gramado de 2024 e agora terá sua exibição em São Paulo, no Cinesesc, na segunda-feira (11/11), às 20h, em sessão seguida de debate com o diretor, equipe e mediação do jornalista Cunha Jr. O filme, cujas filmagens foram iniciadas em 2015,será lançado no dia 12 de dezembro de 2024, nas plataformas da Claro TV e Vivo Play. Em 2025, no dia 12/01, o longa fica disponível nas plataformas Globoplay + canais e na programação linear do Canal Brasil.
“Poemaria nasceu para disseminar poesia. Os depoimentos são muito intimistas e nos emocionam ao cruzarem histórias pessoais e declamações de poesias que marcaram a vida de cada um, sejam de autoria própria ou de poetas conhecidos", conta o diretor Davi Kinski. Entre os poetas declamados, estão Florbela Espanca, Álvaro de Campos, Augusto dos Anjos, Vladimir Maiakovski, Vinícius de Moraes e outros. 
As conversas com o diretor se deram de maneira informal, em local neutro e com equipe reduzida. Os entrevistados foram estimulados a abrir sua intimidade, expondo relatos pessoais e declamando poemas de maneira espontânea diante da câmera sensível de Fernando Cavalcanti, diretor de fotografia, e de Kinski, com quem estabeleceram uma relação de grande confiança. A escolha estética e ética, por um cenário neutro (fundo preto e apenas iluminação) valoriza a força da palavra, da conversa e da troca entre entrevistado e diretor.
A montagem de Bruna Callegari privilegiou a força e encadeamento das palavras, buscando refletir temas universais como amor, morte, liberdade, arte, a partir da visão singular de cada depoimento. O resultado é uma obra de linguagem inventiva e tocante. 
Em certa altura do filme, Marília Gabriela reflete: "No dia-a-dia de todo mundo tem poesia, basta um olhar atento". Para Leona Cavalli, “A poesia é o caminho mais pacífico e mais feliz de se viver". Na visão de Marcelino Freire, "O poeta é aquele cara que olha as coisas pelo avesso".
Filmado de forma completamente independente e sem patrocínios por Davi Kinski e sua equipe, que conta com a documentarista e jornalista Flavia Guerra como diretora assistente, o filme contou com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas para a sua finalização, tendo sido contemplado em 1º lugar no ProAC de Finalização de Longa-Metragem, em 2023. A produção é da Espaço Líquido Audiovisual. 

Sobre o diretor Davi Kinski

Desenvolve trabalhos em teatro, cinema e literatura. Formado pela Academia Internacional de Cinema, dirigiu sete curtas-metragens, dentre eles, “Cineminha”, com o foi convidado a participar do Festival Italiano Curto In Bra e do Portland American Film Festival nos EUA. Como ator participou do filme “Nome Próprio”, de Murilo Salles, que lhe rendeu a indicação de melhor ator no Festival de Gramado de 2008. Lançou seu primeiro livro de poesia “Corpo Partido” pela Editora Patuá, o livro biográfico “Pasolini, do Neorrealismo ao Cinema Poesia” sobre o cineasta italiano, sendo indicado ao prêmio Jabuti de 2017 e a antologia “70 x Caio” (Ed. Patuá) .



Sobre Poemaria (Documentário, 75', Cor, 2024) 
Sinopse: Inspirado pelos filmes de Eduardo Coutinho, o diretor estreante Davi Kinski propõe o documentário Poemaria, montado a partir de conversas com 24 personalidades, entre elas: Adélia Prado, Marcelino Freire, Gero Camilo, Nany People, Marília Gabriela, Alexandre Borges, Paula Cohen, Jean Wyllys, Inácio Loyola Brandão, Leona Cavalli, Ana Cláudia Quintana, Claire Feliz Regina, Clarice Abujamra, Tayla Fernandes, entre outros. O assunto: a Poesia.

Participações:

Adélia Prado
Alexandre Borges
Ana Cláudia Quintana 
Claire Feliz Regina
Clarice Abujamra
Fause Haten
Gero Camilo
Guta Ruiz
Hamilton Faria
Ignácio de Loyola Brandão
Ingrid Morandian
Jean Wyllys
Jorge Emil
Leona Cavalli
Marcelino Freire
Marília Gabriela
Martha Nowill
Nany People
Nilton Bicudo
Paula Cohen
Paula Valéria Andrade
Rosana Banharoli
Rosaly Papadopol
Tayla Fernandes


Ficha técnica:

Direção: Davi Kinski
Diretora assistente: Flavia Guerra
Produção executiva: Bruna Callegari, Cristiano Calegari
Roteiro: Bruna Callegari, Cristiano Calegari, Davi Kinski
Montagem: Bruna Callegari
Assistente de montagem: Lorena Pazzanese
Direção de Fotografia: Fernando Cavalcanti
Assistente de Câmera: Frank Roma
Casting: Gandia Silva
Colaboração Casting: Rodrigo Ferraz
Som Direto: Cibeli Zuchi, Rodrigo Ferraz e equipe
Mixagem: Pier Valencise
Identidade visual: Marcos Garuti
Pós-Produção: Zumbi Post
Produtores associados: Bruna Epiphanio, Rafael Buosi, Raphael Paes
Produtoras associadas: Gabinete Multicultural e Olhar Através
Patrocínio: Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Produção: Espaço Líquido Audiovisual