Notícias

Monica, de Daniel Clowes segue para a tela grande

  • Categoria: Cinema
  • Publicação: 09/11/2024 22:28
  • Autor: Ítalo Morelli junior
Em meio ao marasmo que assola Hollywood, uma notícia me deixou animado: a HQ Monica do genial Daniel Clowes saiu em 2023 e em fevereiro deste ano já havia um projeto para o longa-metragem, que foi oferecido para a cineasta francesa Justine Triet do brilhante Anatomia de uma Queda, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e indicado a 5 Oscar - vencendo o de roteiro original. 
No pacote, Cate Blanchett já vinha inclusa, o que poderia ser sua grande volta pós o avassalador Tár, de 2022.
Mas pra onde Cate (e incluo nessa o diretor Todd Field) poderia ir após emprestar corpo e alma a maestrina Lydia Tár? A resposta: Monica
O Oscar pra ambos não veio e o diretor Todd Field prefere dar um tempo entre um projeto e outro (foram 16 anos entre Pecado Íntimos e Tár), mas Cate é uma workaholic. 
Eu não imaginei que Monica fosse sair do papel para as telonas tão rápido, já que Ghost World (1995) teve sua adaptação cinematográfica lançada apenas em 2001 e Wilson (2010) em 2017. A verdade é que Monica, cuja história cairia muito bem no colo de David Lynch, tem muito potencial para as telonas e considerando a atual falta de criatividade e ousadia em Hollywood com seus péssimos remakes. 
Outra dúvida que permanece é se Justine Triet não deverá repetir sua parceria de ouro com a estupenda Sandra Hüller, protagonista de Anatomia de uma Queda. Assim como Naomi Watts sob o comando de David Lynch e Cate Blanchett sob a batuta de Todd Field, Sandra seria a Monica perfeita.
Com nove segmentos na narrativa, seria um sonho se Monica tivesse nove intérpretes e nove direções diferentes, lembrando a aura de quase infilmável que a HQ carrega desde seu lançamento.
O autor de Monica foi também o responsável pela adaptação do roteiro de Ghost World, o que lhe valeu uma indicação ao Oscar na categoria. 
É justo que ele mesmo faça o trabalho de transposição das páginas para a película, afinal, ninguém melhor do que ele para fazer a transição de um trabalho tão pessoal e intrincado como Monica para o cinema.