Review do filme O Animal Cordial (2017)
Análise do longa_metragem dirigido por Gabriela Amaral Almeida
- Categoria: Análises e Críticas
- Publicação: 08/11/2024 16:22
- Autor: Alexandre Barros
A cordialidade, por vezes, é apenas uma máscara cobrindo a bestialidade humana.
Um sensacional terror made in Brazil. Roteiro inteligente, direção inspirada, atuações precisas e etc...
O longa começa nos levando para um caminho e parece que teremos mais um filme de invasão e luta das vítimas para vencer os sequestradores, porém, de repente, tudo muda e somos brindados com uma trama surpreendente, envolvente, perversa, abordando temas como desigualdade social, abuso de poder, racismo, xenofobia, homofobia, relações abusivas, amor, submissão, insanidade.
A cinematografia é espetacular e a medida que os conflitos vão se intensificando a fotografia acompanha, emulando um ambiente claustrofóbico, com cores fortes, principalmente o vermelho, amplificando a sensação de caos e descontrole.
A trilha sonora é brilhante, mais alta que de costume, criando um clima denso, pesado, sombrio. Mise en scène criteriosamente planejada em enquadramentos perfeitos. O filme não mastiga sua mensagem, exigindo do expectador atenção a cada detalhe e ao mesmo tempo dando liberdade para o mesmo interpretar seu conteúdo.
Animal Cordial exibe gradativamente o ser humano perdendo sua etica, civilidade, noção de sociedade e da realidade, até virar um animal selvagem, com seus instintos mais primitivos. Uma produção que nos faz bradar "Viva o cinema brasileiro!"