Oficinas culturais reforçam a importância dos zines para a Literatura
No próximo sábado (09), acontece o lançamento de “Propágulo Literário”, projeto do artista Dyego Ogeyd, em parceria com participantes de oficina de poesia.
- Categoria: Literatura
- Publicação: 07/11/2024 09:18
- Autor: João Henrique dos Santos
São muitas as considerações sobre a origem da escrita, mas é unânime que o processo de codificar a fala por meio de ícones, índices e símbolos é uma prática ancestral: assim como os demais contextos evolutivos, a língua falada e escrita está em constante transformação, possibilitando a ampliação de horizontes na Comunicação e nas Artes, em especial na Literatura, por meio da aplicabilidade de conceitos como a ‘escrevivência’ e a ‘oralitura’, criados por Conceição Evaristo e Leda Maria Martins, referências na escrita e produção acadêmica afro-brasileira contemporânea.
Estes e outros elementos compõem “Propágulo Literário”, iniciativa do artista visual, poeta, cantor e compositor vicentino, Dyego Ogeyd, realizado por meio do edital de chamamento público 08/2023 da Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura do município de São Vicente, com aporte da Secretaria de Cultura do Estado e Governo Federal.
As ações do projeto aconteceram durante o segundo semestre deste ano, em espaços localizados na Esplanada dos Barreiros e Área Continental, territórios periféricos do município, com a realização de oficinas de escrita poética e ilustrações, com foco na elaboração de ‘zines’ (redução do termo fanzine), publicações digitais, impressas em formato brochura, com conteúdos segmentados sobre um ou mais temas, distribuídos ou vendidos de forma independente.
O Festival Propágulo Literário, evento que celebra a finalização das atividades formativas e produção das obras, acontece no próximo sábado (09), a partir das 18h, no DAC – Dispositivo Artístico e Cultural PLATAFORMA, em São Vicente. Com entrada gratuita, o festival contará com performances musicais e artísticas, além de um lançamento literário coletivo, no qual os participantes das oficinas apresentarão ao público suas obras em primeira mão. Na ocasião, Dyego Ogeyd também fará o lançamento de “Mangue Urbano”, seu primeiro livro de poesias e composições autorais, publicado pela editora Patuá.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no perfil do Instagram do idealizador do projeto: https://www.instagram.com/dyego_ogeyd.
Propágulo: estruturas de transformação na natureza humana
Conforme explica a Botânica, área destinada ao estudo das plantas e algas, propágulos são estruturas constituídas por células derivadas de tecidos vegetais, que se desprendem de uma planta adulta e se multiplicam, originando outras idênticas.
Em um contexto mais filosófico, pode ser compreendido como o processo de amadurecimento a partir de fatores inerentes à condição humana (medos, traumas, perdas, sonhos, expectativas, entre outros), em contraste com as experiências individuais e coletivas, que contribuem para a formação das identidades sob aspectos e acontecimentos que impactam as diversas formas de ser e sentir.
Estas reflexões contribuíram para a elaboração das oficinas de “Propágulo Literário”, ministradas por Dyego Ogeyd em parceria com Andrew Lee (responsável pelas ilustrações de “Mangue Urbano”), Madu Barbosa e Ganjão, artistas da poesia e artes gráficas.
As atividades formativas aconteceram nos dias 06 e 20 de julho deste ano, com a aplicabilidade de conceitos teóricos relacionados à produção literária e artística, além da utilização de diferentes métodos de pesquisa para a produção digital/ impressa de zines e demais formatos, o que revela seu caráter profissional de tamanha complexidade.
“A gente pensa em primeira instância que é fácil, só pegar um papel e escrever, mas na verdade não. ‘Cê’ tem que fazer um brainstorming enorme, tem que fazer todo um jogo de ideias, de pensamentos e sentimentos, tudo o que você quer exprimir para as pessoas lerem, o que elas vão ver. É uma ferramenta muito poderosa”, conta Laena Veloso, estudante de Biologia (UNESP), poetisa, desenhista, organizadora cultural e autora do zine “Máquina Orgânica – Biologicamente Sentimental”, uma das produções que compõe o lançamento coletivo.
Durante a trajetória do projeto, os participantes e facilitadores das oficinas puderam construir conexões e trabalhos a partir da afinidade em suas identidades e origens, como pessoas LGBT+, negras e periféricas, conduzidos por movimentos literários de relevância regional e urbana, como cordel, poesia slam e as populares batalhas de rima.
Serviço
Evento: Festival “Propágulo Literário”, de Dyego Ogeyd
Data: 09/11/2024
Horário: das 18h às 21h
Local: DAC – Dispositivo Artístico e Cultural PLATAFORMA – Rua Vereador Diego Pires de Campos, 121. Vila São Jorge, São Vicente/SP.
Entrada: Gratuita
Informações: Dyego Ogeyd – Whatsapp: (13) 99125 3715/ Instagram: https://www.instagram.com/dyego_ogeyd.
Leia Mais
22/11/2024 23:59
Fazer MBA nos EUA não é um sonho é uma realidade.
22/11/2024 23:52
Changelly apresenta campanha de Black Friday
22/11/2024 23:48
Advogada lança livro sobre como usar a comunicação não violenta na solução de conflitos
"Mediação Sem Fronteiras: À Luz da Comunicação não violenta" abre debate sobre solução de conflitos e pacificação em meio a turbulências sociais e familiares
22/11/2024 23:38
Tsugumi
22/11/2024 20:05
Confraria da Dança encerra comemorações dos 28 anos de trajetória com espetáculos em escolas de Campinas e Valinhos
A peça Maria Celeste combina dança, bonecos e máscaras, leva ao público de todas as idades os encantos da cultura popular na figura do bicho-boi, e integra projeto promovido pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023