Arte sem fronteiras: Núcleo de Desenvolvimento Artístico Dymithria* *Borges em Itaberaba trabalha com inclusão e transformação através da dança e teatro*
Cerca de 20 alunos do núcleo possuem tea, tag, tdah e mobilidade reduzida.
- Categoria: Geral
- Publicação: 01/11/2024 15:28
- Autor: Carolina Vila Bôas
O Núcleo de Desenvolvimento Artístico Dymithria Borges (NDA) (https://www.instagram.com/ndadymithriaborges) , localizado em Itaberaba, Bahia, se destaca por seu trabalho pioneiro na transformação de jovens e crianças por meio da dança, teatro e outras formas de expressão artística. Reconhecido por seu compromisso com a inclusão e a diversidade, o NDA atua com foco em desenvolver potencialidades e transformar através da arte.
A inclusão e a diversidade no teatro e na dança são fundamentais para democratizar o acesso à cultura e promover a representatividade, especialmente em um país como o Brasil, onde 24% da população vive com algum tipo de deficiência, segundo o IBGE. No campo das artes, iniciativas inclusivas permitem que pessoas de diferentes origens, etnias e condições participem e se expressem, enriquecendo o cenário cultural.
Fundada por Dymithria Borges , bailarina e psicanalista com especialização em neuropsicanálise e balé clássico, o núcleo tem como objetivo principal não apenas formar profissionais formados, mas também promover o desenvolvimento humano integral de seus alunos.
Para Dymithria, o projeto representa uma realização pessoal: "O NDA para mim foi um projeto que começou no meu coração há muitos anos, e só em 2024 consegui concretizar. Hoje, o foco é criar um centro artístico que transforma nossos alunos em pessoas honestas e justamente, vibrando pelo sucesso do outro, confirmando seus valores e buscando a evolução através do amor pela arte", afirma.
Na Bahia, estado com maior população negra do país, projetos que integram a diversidade racial e de pessoas com deficiência, como os focados no Transtorno do Espectro Autista (TEA), têm um papel crucial no fomento a equidade e impacto social.
A missão do NDA vai além da técnica artística: a proposta é criar um ambiente onde cada indivíduo se sinta visto e valorizado. Dymithria destaca o papel do núcleo como um espaço de cura e renovação, especialmente para aqueles que enfrentam questões como depressão e ansiedade. “Temos muitos alunos que chegaram aqui com fortes queixas emocionais, e hoje veem o NDA como um refúgio de paz e autoconhecimento”, completa.
O NDA é um espaço dedicado à formação artística e humana, oferecendo aulas de dança, teatro e outras disciplinas voltadas para o desenvolvimento integral dos alunos. Com especialização no trabalho com pessoas com TEA, o núcleo é reconhecido pelo seu compromisso com a inclusão, diversidade e transformação social.
Leia Mais
22/11/2024 23:59
Fazer MBA nos EUA não é um sonho é uma realidade.
22/11/2024 23:52
Changelly apresenta campanha de Black Friday
22/11/2024 23:48
Advogada lança livro sobre como usar a comunicação não violenta na solução de conflitos
"Mediação Sem Fronteiras: À Luz da Comunicação não violenta" abre debate sobre solução de conflitos e pacificação em meio a turbulências sociais e familiares
22/11/2024 23:38
Tsugumi
22/11/2024 20:05
Confraria da Dança encerra comemorações dos 28 anos de trajetória com espetáculos em escolas de Campinas e Valinhos
A peça Maria Celeste combina dança, bonecos e máscaras, leva ao público de todas as idades os encantos da cultura popular na figura do bicho-boi, e integra projeto promovido pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023