Notícias

Sou Mais Pop, explica: Filmes Para Conhecer e Entender o Fascismo

1) "Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita" (1970).
  • Categoria: Cinema
  • Publicação: 28/10/2024 00:34
  • Autor: Ricardo Corsetti
"Repressão é a nossa vacina. Repressão e civilização!" Assim falou, o irascível comissário de polícia, vivido pelo grande Gian Maria Volonté, em "Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita", clássico absoluto do chamado cinema político italiano, dirigido por Elio Petri.

Neste petardo acerca da gênese e funcionamento de um Estado fascista, um comissário de polícia vivido por Gian Maria Volonté (ator conhecido pelo grande público, por sua participação em clássicos do western spaghetti), assassina sua bela amante, vivida pela atriz brasileira, Florinda Bolkan e, propositalmente, espalha uma série de provas em relação ao referido assassinato, que fatalmente o incrimanam como autor do crime; visando provar que, graças as suas relações políticas privilegiadas, ele seria simplesmente "intocável".


Filme indicando ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1971 e vencedor do Globo de Ouro, na mesma categoria.
O fascismo, conforme constatamos ao longo do filme, sempre emerge como um fenômeno de massa, explorando e utilizando a plebe desorientada e raivosa (sobretudo em períodos de crise política e econômica) a seu favor.
Em tempos de evidente ascensão da nova extrema-direita ao poder político, em diferentes partes do mundo; rever esta obra-prima acerca do tema, se mostra urgente e necessário.