Os 40 Anos de O Exterminador do Futuro
Clássico da Ficção Científica e até hoje referência para muitos cineastas
- Categoria: Cinema
- Publicação: 26/10/2024 15:22
- Autor: Paulo José
1984 foi cenário para muitas franquias que surgia no cenário cinematográfico de Hollywood.
Entre as produções chegava ao grande público norte-americano que iria se tornar franquia, podemos citar: Um Tira da Pesada; Karate Kid: A Hora da Verdade; Os Caças Fantasmas; A Hora do Pesadelo; Gremlins; Loucademia de Policia e O Exterminador do Futuro.
Esse último citado, está comemorando hoje (26), 40 anos de sua estreia nos cinemas norte-americano.
Com direção de James Cameron, que estava dando seus primeiros passos em Hollywood, seu filme anterior tinha sido " Piranha 2. O orçamento de " Exterminador " foi bem abaixo se comparado as produções das futuras continuação da franquia.
O rendimento foi satisfatorio nas bilheterias fazendo com que o filme se tornasse um ótimo investimento o que acabou consolidando o diretor Cameron a fazer seu filme seguinte: Aliens: O Resgate com um orçamento bem maior .
Inicialmente o papel do " T-800 o " Exterminador " em questão estava nas mãos do ator Lance Henrisken. Arnold Schwarzenegger estava cotado para fazer o herói Kyle Reese.
Com as mudanças do elenco, Lance Henrisken ficou com o papel de um dos policiais; Michael Biehn com o papel de Kyle Reese e Arnold Schwarzenegger no papel do vilão T-800 e o resto é história.
O papel da protagonista ficou nas mãos de Linda Hamilton, que consolidou sua carreira no papel de Sarah Connor.
Com o sucesso do longa , sequências seria uma questão de tempo. O ano de 1991, chegava o blockbuster " O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final que conquistou vários prêmios no Oscar de 1992.
Com um orçamento bem maior que o primeiro, trazia Arnold Schwarzenegger dessa vez no papel de um " Exterminador do bem " e Linda Hamilton novamente no papel de Sarah Connor.
As continuações não tiveram um bom desempenho nas bilheterias e também na sua concepção artística.
O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003) novamente com Schwarzenegger no elenco, foi um filme "ok" mas não teve o peso de ser uma continuação digna do segundo filme.
Em 2009 , O Exterminador do Futuro: Salvação estrelado por Christian Bale, tinha o objetivo de ser uma continuação e ao mesmo tempo um início de uma nova franquia. O resultado ficou acima da média e a proposta não teve resultado do público.
Com o fracasso de " Salvação " que não tinha Schwarzenegger no papel do protagonista, foi preciso chamar ele de volta em " O Exterminador do Futuro:Genesis (2015)".
O longa tinha proposta de ser continuação direta dos longas anteriores com um elenco novo, mas a confusão do roteiro ficou além da proposta desejada, e também uma resposta do público negativa.
James Cameron resolve em 2019 voltar a franquia no papel do produtor executivo no também confuso" O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio.
O filme ignorava os longas de 2003, 2009 e 2015 e seria uma continuação direta do filme de 1991. Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton retornaram aos seus papéis, mas novamente a exemplo dos três filmes anteriores não teve o êxito dos dois primeiros filmes da franquia.
A franquia Cinematográfica, por enquanto está parado, mas provavelmente em breve iremos ter notícias de um novo filme.