Notícias

Critica: O Maníaco do Parque

Longa Nacional sobre o Serial Miller "Francisco de Assis" está disponível no Prime Vídeo
  • Categoria: Análises e Críticas
  • Publicação: 23/10/2024 14:22
  • Autor: Paulo José

Chegou no último dia 18 de Outubro,  o longa nacional " O Maníaco do Parque ", produção da Prime Video e MGM. 

O filme que tem a direção de Maurício Eça ( o mesmo da trilogia " A Menina Que Matou Seus Pais" sobre a criminosa Susane Von Richthofen e seus comparsas), traz mais um longa sobre um criminoso que abalou o Brasil na década de 90.

Silvero Pereira, faz o personagem título " O Maníaco do Parque" Francisco de Asis Pereira, que no ano de 98 entrou para as manchetes policiais após a descoberta de seus crimes.

A interpretação de Silvero é um dos pontos fortes da produção, embora faltou um arco mais aprofundado sobre um trabalho sobre sua personalidade.  Acho que em uma minissérie de 8 ou 10 capítulos, poderia explanar mais essas questões. 

Essa função de estudo de personalidade, acaba sendo entregue a personagem da psicóloga interpretada por Mel Lisboa, que em pouco tempo de tela, acaba sendo a responsável de direcionar ao  público  sobre o comportamento e toda a psicopatia do criminoso em questão. 

O roteiro usa elementos essenciais dos filmes policiais norte-americano, podemos citar " Zodíaco( 2007) que acaba virando referência fácil para filmes com essa temática,  idem ao recente " A Garota da Vez (2024) que tem o mesmo tema de um perigoso  assassino em série, no início da década de 70.

Giovana Grigio que faz a jornalista Elena, é uma personagem fictícia, que acaba sendo o elo para o grande público acompanhar as investigações. 

O que acaba dificultando um pouco  a história, em  não mostrar o trabalho da polícia  de forma mais transparente em desvendar os crimes

O delegado interpretado pelo ótimo ator Augusto Madeira, acaba ficando desperdiçado e muitas vezes sem função na trama.

A ambientação dos anos 90, tem seus bom momentos de nostalgia,principalmente quando aparece o apresentador Gilberto Barros, recriando seu programa na TV Record, na época da repercussão do caso. 

No geral, vale uma conferida para aqueles que vivenciaram aquela época , pois as pautas sobre o " Maníaco do Parque" era notícia em todos os veículos  da mídia naquele ano de 1998.