Notícias

Review do filme "O Bar Luva Dourada - 2019"

Análise do impactante longa-metragem baseado em fatos, dirigido por Fatih Akin
  • Categoria: Análises e Críticas
  • Publicação: 17/10/2024 14:58
  • Autor: Alexandre Barros
O Bar Luva Dourada (Der goldene Handschuh) 2019

Dir. Fatih Akin

A trama se passa na Alemanha, na década de 1970, mais precisamente, num bairro proletário próximo do porto de Hamburgo. A narrativa foca em Fritz Honka, um homem de aparência bizarra, que gasta seu mísero salário em bebidas e prostitutas no bar Luva Dourada.
Esta premissa é baseada na história real de Honka, um serial killer, que entre 1970 e 1974, fez pelo menos 4 vítimas.

O longa divide opiniões, tipo, "ame ou odeie", mas certamente não passará despercebido, pelo contrário, ficará marcado na memória de quem assisti-lo.
Durante o desenvolvimento do roteiro, conhecemos vários personagens, a maioria frequentadores do bar, pessoas deprimidas, desesperançosas, e vivendo de forma degradante. Esses personagens e suas histórias deixam claro, que estamos falando de uma Alemanha ainda lidando com as consequências do pós-guerra, impactada emocional e economicamente.

As atuações são esplêndidas. Destaque para o ator Jonas Dassler que, ao incorporar Honka, vai muito além da maquiagem. Sua performance atinge um patamar de excelência ao utilizar a linguagem corporal, por meio de posturas, movimentos, trejeitos, modo de falar e etc.
A estética do filme é "suja", "úmida", uma ambientação tão bem realizada, que quase dá para sentir os odores, seja do bar ou do cortiço imundo onde o protagonista mora e realiza seus crimes.

O cineasta Fatih Akin faz um trabalho de direção impecável. Nas cenas mais tensas, quando Honka está matando e mutilando suas vítimas, a câmera fica estática, utilizando enquadramento fixo, onde podemos ver apenas uma parte da ação, o que e nos obriga a imaginar o que não é mostrado. 
O som também é magistralmente utilizado, de forma crua, apenas com ruídos daquilo que está acontecendo na tela. A combinação destes tipos de sons e imagens agregam as cenas um realismo, que chega a ser extremamente perturbador. O diretor encerra o longa com um belo plano-sequência, fechando sua obra com chave de ouro.

O Bar Luva Dourada é um filme pesado e de difícil digestão. Apesar de estar entre aqueles que admiram o longa, não o indico a ninguém, pois, assistir a ele  pode ser uma experiência desconfortável, e até repugnante para pessoas mais sensíveis.