EDUCAR É DAR EXEMPLO
“Dar o exemplo não é a melhor forma de educar. É a única”. Albert Schweitzer (1875 - 1965)
- Categoria: Educação
- Publicação: 16/10/2024 00:05
- Autor: Professor André Cisi
Desde priscas eras ouvimos falar a respeito da importância do exemplo, que segundo a própria verve popular nos ensina que exemplo vale mais que milhares de palavras. Pois bem, para o presente texto trouxemos um dos maiores exemplos sobre educação registrado pela própria história.
O célebre orador ateniense, Licurgo (390 - 324 a.C.) certa vez foi convidado a palestrar sobre educação e aceitou de bom grado o encargo, sob a condição de que precisava de três meses para o preparo de sua apresentação
.Chegou o tão esperado momento e o local da palestra estava totalmente ocupado.
Para o evento, Licurgo levou dois cães de enorme porte e duas lebres. Ele então soltou um dos cães e uma das lebres. O feroz cachorro correu, alcançou e agarrou a indefesa lebre com as patas e os fortes dentes , despedaçando e estraçalhando o frágil animal, em uma cena chocante.
Soltou a seguir o outro cachorro e a segunda lebre. Ambos, no entanto, se puseram a correr, brincar juntos e houve até trocas de afagos e carícias entre os dois tão diferentes animais.
Licurgo então recolhe os animais e se dirige ao público nos seguintes termos:“ Aí está um verdadeiro exemplo da capacidade da educação. Os dois cães são da mesma idade e igual raça, ambos foram tratados e alimentados em idênticas condições. A diferença é que um foi educado, enquanto o outro foi deixado aos seus instintos primários” .E Licurgo prossegue:“
Educar é criar hábitos considerados saudáveis. Educar é desenvolver as aptidões inatas da criatura que, estando adormecidas, devem dirigir-se para o bem geral. Educar é preparar o indivíduo para realizações nobilitantes.
Extraído do livro A Educação à luz do Espiritismo, de autoria de Lydiênio Barreto de Menezes e citado por Adilton Pugliese, na Revista Presença Espírita de julho/agosto de 2008, páginas 38 e 39.