Notícias

Outubro, Mês para lembrar da Educação

  • Categoria: Literatura
  • Publicação: 06/10/2024 10:57
  • Autor: Professor André Cisi
Os dias cinco e quinze de outubro são reservados para comemorar o Dia do Professor, ou Professora, já que elas são maioria no exercício deste nobre ofício, ao menos no Brasil. De acordo com o Censo Escolar de 2022, 79,2% dos docentes são mulheres, em um total aproximado de 2,7 milhões, sendo 2,3 milhões na Educação Básica e os demais no Ensino Superior.
Voltando à questão das datas, o dia cinco de outubro é o Dia Mundial do Professor, comemorado desde 1994, quando a UNESCO passou a homenagear os professores que contribuem para a educação da sociedade.
No Brasil Professores e Professoras são homenageados no dia Quinze, porém a origem de tal comemoração é fruto de controvérsias. Ao consultar sites de buscas chegamos ao menos a quatro diferentes versões sobre a criação da data. Ficaremos com aquela que aparenta ser a mais coerente e plausível.
A primeira mulher negra eleita deputada estadual foi a catarinense Antonieta De barros (1901 - 1952), professora, jornalista e autora de uma das primeiras leis no Brasil a instituir o Quinze de Outubro, como Dia do Professor, em 1948.
Outra versão nos remete ao dia quinze de outubro de 1827, quando Dom Pedro, o imperador governava o país e em um de seus decretos instituiu o Ensino Elementar no Brasil, que previa as diretrizes curriculares e condições de trabalho docente.
Independente de versões e suas controvérsias é sabido que O Dia dos Professores é bem lembrado e, de certa maneira, tratado com certo respeito, principalmente quando docentes são cumprimentados com sinceridade por alunos, pais e as pessoas que têm conhecimento da importância do trabalho docente.
Deixamos duas dicas literárias para enaltecer as duas datas que comemoram o Dia do Professor e da Professora, com os nossos respeitosos Parabéns aos que estão na profissão docente.
Os livros: O PONTO A QUE CHEGAMOS (Antônio Gois - FGV Editora) e ANÁLIA FRANCO - A grande dama da Educação Brasileira (Eduardo Carvalho Monteiro - Editora Madras).
Boas leituras e reflexões!