O longa “Abraço de Mãe”, protagonizado pela aclamada Marjorie Estiano e dirigido pelo argentino Cristian Ponce, estreia no Festival de Cinema de Sitges, na Espanha, e também no Beyond Fest.
No Brasil, o filme marca presença no Festival do Rio e estreia na Netflix no dia 23 de outubro.
- Categoria: Cinema
- Publicação: 04/10/2024 17:17
- Autor: André Luiz Brandão Cisi
São Paulo, 04 de outubro de 2024 - Estrelado por uma das atrizes mais premiadas de sua geração, Marjorie Estiano, indicada ao Emmy Internacional por seu papel na série “Sob Pressão” (Globo), “Abraço de Mãe” promete deixar sua marca no gênero de terror brasileiro.
Com direção de Cristian Ponce, conhecido pelo premiado “Historia de lo Oculto”, e produzido pela Lupa Filmes, o filme estreia hoje no Festival de Cinema de Sitges, um dos mais importantes festivais de cinema mundial do gênero fantástico, na Espanha.
Na sequência, “Abraço de Mãe”, que conta a história de sobrevivência durante uma das chuvas mais impiedosas da história do Rio de Janeiro, atravessa o Atlântico e desembarca em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde terá exibição no Beyond Fest, festival de cinema de gênero, promovido pela Cinemateca Americana em parceria com a distribuidora NEON.
No Brasil, o filme é um dos destaques da programação do Festival do Rio. Confira a programação do filme abaixo:
SESSÕES DO FESTIVAL DO RIO
Sábado, 05/10 | 16h15 >> Cine Santa Teresa
Segunda, 07/10 | 16h15 >> Kinoplex São Luiz 4
Sábado, 12/10 | 21h30 >> Estação NET Botafogo 1 | Sessão com convidados
Domingo, 13/10 | 18h30 >> Estação NET Gávea 1
A trama se passa durante a enchente de fevereiro de 1996, que devastou a cidade e deixou cicatrizes profundas. O evento, um dos temporais mais intensos da história carioca, serve de pano de fundo para o terror psicológico que a personagem Ana (interpretada pela premiada atriz Marjorie Estiano), uma bombeira, enfrenta enquanto luta para sobreviver.
O Rio de Janeiro tem um histórico de grandes chuvas, com o primeiro registro do Padre Anchieta espantado com as fortes chuvas na década de 1570. Faz parte da história da cidade as lendárias enchentes de 1811, 1924, 1966, 1988, entre tantas outras.
Durante a produção, os atores e a equipe contaram com a colaboração do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que forneceu treinamento aos atores e possibilitou as filmagens no prédio icônico do Quartel Central do Corpo de Bombeiros na Região Central do Rio de Janeiro.
“Abraço de Mãe” vem se consolidando como uma das grandes apostas do cinema de terror latino-americano do ano e sua estreia para o público geral acontece no dia 23 de outubro, quando o filme estreia no catálogo da Netflix, a maior plataforma de streaming no Brasil.
.: MATERIAL DE DIVULGAÇÃO :.
Cartaz: https://bit.ly/4dvLnxf
Fotos: https://bit.ly/3ZQFEPg
___________________________________________________
SINOPSE
Em fevereiro de 1996, durante um dos temporais mais impiedosos que atingiu a cidade do Rio de Janeiro, uma equipe dos bombeiros recebe um chamado para evacuar um asilo com risco de desabamento. Ana, uma jovem bombeira afastada após sofrer um ataque de pânico em uma operação, se vê retornando à sua antiga equipe de resgate. Ao chegarem ao local, os bombeiros descobrem que os misteriosos moradores do asilo têm outros planos com a chegada da chuva. Ana terá que enfrentar seu próprio passado para sobreviver e salvar os outros antes que seja tarde demais.
ELENCO
Marjorie Estiano como Ana
Chandelly Braz como Cristina
Javier Drolas como Ulisses
Reynaldo Machado como Roque
Val Perré como Dias
Angela Rabello como Drika
Helena Varvaki como Carmem
Rafael Canedo como Mourão
Maria Volpe como Lia
Mel Nunes como Ana Criança
Thelmo Fernandes como Coronel
FICHA TÉCNICA
Dirigido por: Cristian Ponce
Produzido por: André Pereira e Mariana Muniz
Coprodução: Pablo Guisa Kostinger
Roteiro: Cristian Ponce, André Pereira e Gabriela Capello
Argumento: André Pereira, Christiano Menezes, César Bravo e Gabriela Capello
Produção Executiva: Mariana Muniz
Direção de Fotografia: Franco Cerana, ADF e Leandro Pagliaro
Montagem: Hernán Biasotti
Direção de Arte: Lucas Osorio
Caracterização: Martin Macías Trujillo
Figurino: Valéria Stefani
Mixagem: Armando Torres Jr.
Desenho de Som: Bernardo Uzeda e Tomás Alem
Som Direto: Felipe Machado
Trilha Original: Bernardo Uzeda
Supervisão de Efeitos Visuais: Mauricio Stal
Assistência de Direção: Isabel Nessimian
Direção de Produção: Lika Lopes
Preparação de Elenco: Maria Silvia Siqueira Campos
Direção de Elenco: Raoni Seixas
___________________________________________________
SOBRE A LUPA FILMES
A LUPA FILMES é uma produtora carioca voltada para histórias originais e que transita entre diversos gêneros cinematográficos. Em 2013, lançou a comédia romântica MATO SEM CACHORRO, seu primeiro longa-metragem, atingindo mais de um milhão de espectadores nos cinemas, e recebeu três indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Com esse resultado, a Lupa se tornou uma das dez produtoras a alcançar essa marca no primeiro longa de ficção. Em 2017, com uma campanha de lançamento inovadora, foi a vez de O RASTRO, que quebrou o recorde de bilheteria de um filme de terror nacional desde a Retomada. Este ano, a Lupa Filmes lança a comédia dramática A VILÃ DAS NOVE, dirigida por Teodoro Poppovic, com estreia no Festival do Rio, e que entrará em cartaz nos cinemas no dia 31 de outubro com distribuição da Disney; e o longa de terror ABRAÇO DE MÃE, dirigido pelo argentino Cristian Ponce, e selecionado para festivais de cinema como o Sitges - o mais importante evento para filmes de gênero-, BeyondFest em Los Angeles e o Festival do Rio, com estreia na Netflix em 23 de outubro.
Todos os projetos foram criados pelo produtor/roteirista André Pereira e a produtora Mariana Muniz. Nos últimos cinco anos, a Lupa participou de mais de 21 mercados internacionais, sendo 15 seleções oficiais e 7 prêmios internacionais, como Annecy, Sitges, CartoonMovie, BIFAN, DocMontevideo e Ventana Sur. Entre seus próximos projetos estão a animação “O Reino dos Pássaros”, uma coprodução Brasil/França com a Sacrebleu Productions, uma das produtoras de animação mais premiadas nos últimos anos. O filme marca a estreia na direção de Wesley Rodrigues, e foi o primeiro projeto brasileiro selecionado para a NEF, tradicional residência para animação na França, além de ter sido o único projeto sul-americano selecionado para a residência de Annecy, o maior festival de cinema de animação do mundo. A produtora também desenvolve “Carniça”, uma adaptação do quadrinho do Shiko, dirigido pela premiada cineasta Renata Pinheiro, e que foi apresentado nos maiores festivais de cinema fantástico da América do Sul (Ventana Sur), da Ásia (BIFAN) e da Europa (Sitges), tendo ganho os dois prêmios principais no BIFAN, na Coreia do Sul.