Notícias

A REALIDADE SE CONFUNDE COM O ESPETÁCULO: REFLEXÕES SOBRE A SOCIEDADE MODERNA

  • Categoria: Geral
  • Publicação: 18/09/2024 19:52
  • Autor: Prof. Dr. Luís Fernando Ferreira de Araújo
A linha entre o que é real e o que é criado, simulado ou fabricado se torna tênue. Tomamos como exemplo, as redes sociais que apresentam a vida das pessoas idealizadas por meio de imagens. Essas imagens são representadas por uma narrativa que envolve as pessoas em um espetáculo criando uma realidade ilusória.
Para Imagem é uma representação mental de um objeto. Quando, por exemplo, ouço a palavra paisagem mentalmente visualizo um prado, cercado de eucalipto que me fazem sentir o perfume de suas folhas, pássaros voando e o som de sua revoada. Essa imagem mental comporta também o afetivo e o imaginário. O afetivo que acompanha o sentir prazeroso e tranquilo. A imagem é um elo entre o homem e o que está no mundo material.
Imaginário é a capacidade que temos para fazer variações nas imagens que construímos do mundo que habitamos. Diariamente, é renovamos e realimentamos o nosso imaginário, enriquecemos nossas vidas e seu sentido. A imaginação sobre uma paisagem é relacionar com a imagem da paisagem percebida outras variações de cores, sons, odores, que ainda não pertenciam à paisagem do mundo material conhecido. Por meio da imaginação se abre para nós um campo de possibilidades.
Essa unificação dos dois domínios chama-se de signo, ou seja, é tudo aquilo que representa algo para alguém. Representar se define no sentido de dizer algo para alguém, por exemplo, a pintura é uma mediação do signo que é produzida pelo receptor. A sua interpretação fica a cargo do signo e ao mesmo tempo produz nele outro signo, por meio da representação e dos indícios de sua leitura.
O real, para o homem, é aquilo que é vivido, uma atividade exercida no mundo que habita regularmente, repetitiva ou não e cotidiana ou não, mas ele sonha com outra perspectiva de melhora, e para que isso aconteça, ele usa a imaginação para ir além do mundo real. Por meio dela, ele constrói outras imagens, um mundo totalmente simbólico para uma integração de seus anseios. Enquanto à sua volta, ele vê agitação, nas ruas, barulhos, congestionamentos, fumaças, mendigos, crianças abandonadas, ele tem a imaginação, como forma de auxiliá-lo a viajar, num mundo de sonhos e fantasias.
A realidade pode se confundir com o espetáculo e ser observado nas redes sociais, como Instagram e Tik Tok. Nesses espaços, as pessoas compartilham suas vidas de maneira editada e filtrada. Tomamos exemplos, as fotos que são editadas para que as pessoas possam vê-las de uma maneira que transmiti felicidade, sucesso e perfeição. As postagens servem para impressionar os seguidores para gerar likes.