Japão: pela primeira vez, uma mulher será líder governamental
Sanae Takaichi é a nova primeira Ministra do país
- Categoria: Politica e Sociais
- Publicação: 21/10/2025 09:59
- Autor: Amauri Gomes

A conservadora e nacionalista Sanae Takaichi de 64 anos foi nomeada nesta terça feira, 21 de Outubro de 2025, a nova primeira-ministra do Japão, tornando-se uma inédita figura feminina a ocupar o mais alto escalão do governo japonês em sua história. A cerimônia oficial ficará a cargo do imperador Naruhito, após encontro entre ambos.
Sanae chegou ao cargo do PLD – Partido Liberal Democrático – no começo de Outubro. O partido conservador de direita administra o Japão quase que de maneira ininterrupta desde 1955, apesar de ter perdido a maioria nas duas câmaras do parlamento japonês devido a diferentes escândalos financeiros. Por conta disto, um aliado tradicional do PLD, o Partido Komeito, desfez a coligação que havia iniciado em 1999, além de se opôr as opiniões radicais de Takaichi.
A fim de garantir a eleição para a liderança de governo e suceder o agora ex-primeiro ministro Shigeru Ishiba, a nova premiê formou 1 dia antes uma aliança com o Partido Japonês para Inovação – Ishin – que é um grupo tido como reformista e de centro-direita.
Sanae é declaradamente uma admiradora da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, no qual carregava na época o apelido de “Dama de Ferro”. Uma de suas políticas na chamada guinada ultraconservadora, é a sua oposição à revisão de uma Lei que obriga os casais a usarem o mesmo sobrenome, além de apoiar uma sucessão imperial com exclusividade aos homens, à não ampliação de direitos ligados a mulheres com visões progressistas e fomentação de políticas anti-imigratórias.
Leia Mais




