Senado articula julgamento de impeachment contra Alexandre de Moraes, e apoio entre parlamentares cresce nos bastidores
- Categoria: Geral
- Publicação: 03/08/2025 10:49
- Autor: Matêus Reis

pressão política contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ganhou novo fôlego nesta semana. Parlamentares no Senado Federal intensificaram articulações em torno de um possível processo de impeachment, movimento que, embora ainda distante de se concretizar, já conta com o apoio declarado de 34 senadores. Para que o afastamento seja levado adiante, são necessários ao menos 54 votos.
Os bastidores em Brasília esquentaram após os desdobramentos internacionais envolvendo o nome de Moraes. Ele foi alvo de sanções econômicas e diplomáticas impostas pelo governo dos Estados Unidos, que o acusa de supostamente violar liberdades civis durante o julgamento de casos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida americana, amparada pela chamada Lei Magnitsky, reacendeu o debate sobre os limites da atuação do Judiciário no Brasil.
Lideranças de diferentes partidos, principalmente das alas mais conservadoras, têm pressionado o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que analise formalmente os pedidos de impeachment já protocolados contra Moraes. Apesar da resistência de setores da esquerda e do próprio Palácio do Planalto, o avanço das discussões entre os parlamentares sinaliza um cenário de desgaste institucional que deve se intensificar nas próximas semanas.
Em entrevista recente, o senador Eduardo Girão (Novo-CE), um dos principais defensores do processo, afirmou que “a paciência do Senado com o autoritarismo do Supremo está no limite” e que “ninguém está acima da Constituição, nem mesmo ministros da Corte”. O tom das declarações reflete o ambiente de tensão entre os Poderes.
Nos bastidores, senadores avaliam que o crescimento da pressão popular e o impacto negativo das sanções internacionais podem abrir espaço político para que a pauta ganhe protagonismo no Congresso. Manifestações de rua registradas em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte nesta semana incluíram faixas pedindo a saída de Moraes do STF. O desgaste da imagem do ministro também vem sendo potencializado por segmentos da imprensa internacional, que classificam a atual crise institucional como uma ameaça ao equilíbrio democrático no Brasil.
Apesar do avanço da articulação, o caminho até a abertura formal de um processo é longo. A decisão final depende da vontade política da presidência do Senado, que até agora tem evitado se comprometer publicamente. Ainda assim, a possibilidade de um julgamento se tornou tema recorrente nas reuniões de bancada e já influencia cálculos eleitorais de senadores que buscam se alinhar à opinião pública mais conservadora.
A assessoria de Alexandre de Moraes foi procurada, mas preferiu não se pronunciar. O Supremo, por sua vez, reforçou em nota institucional que a atuação de seus ministros segue “os estritos limites constitucionais” e que qualquer tentativa de retaliação compromete a estabilidade do regime democrático.
Leia Mais

22/10/2025 00:24
Condenada, Antônia Fontenelle tem 30 dias para retornar ao Brasil

21/10/2025 22:52
Giovanna Antonelli é ré em processo de R$ 50 mil

21/10/2025 19:19
Filme "Nossa Culpa" estreou dia 16 de Outubro na Prime Video

21/10/2025 17:50
Camisa de Vênus comemora 45 anos de carreira com show no Manifesto Bar
Quinteto liderado por Marcelo Nova se apresenta nesta sexta-feira (24) e promete tocar todos os clássicos que marcaram a trajetória da banda

21/10/2025 17:39
“Tributo a Elis & Tom”: Daniel Jobim e Kell Smith fazem única apresentação, no Teatro Casa Grande, de show da turnê em celebração aos 50 anos do icônico álbum
Show que já passou pelas principais capitais brasileiras faz homenagem ao antológico álbum de Elis Regina e Tom Jobim, gravado em 1974