Notícias

Antonia Fontenelle é acusada de racismo e transfobia após ataques à deputada Erika Hilton

  • Categoria: LGBTQIAPN+
  • Publicação: 19/07/2025 22:38
  • Autor: Matêus Reis
A apresentadora Antonia Fontenelle voltou a ser alvo de críticas nas redes sociais e agora também enfrenta uma ação judicial após declarações consideradas racistas e transfóbicas contra a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). A fala aconteceu durante uma transmissão ao vivo realizada na última quinta-feira, 17, quando a atriz atacou a parlamentar por seu posicionamento contrário ao aumento de penas para crimes hediondos.

Na live, Fontenelle declarou: “Você é preta, do cabelo duro, como todos os pretos são. Mas você não quer ser preta, quer ser branca loira”. Em outro trecho, classificou Erika como sua “inimiga” e afirmou: “A gente vai dar de cara logo, logo. Anota o que estou te falando”.

As declarações repercutiram de forma negativa e foram amplamente criticadas por internautas e políticos. Diversas lideranças ligadas aos direitos humanos classificaram os comentários como criminosos e pediram providências legais.

Erika Hilton ingressou com um processo no Juizado Especial Cível de São Paulo, pedindo uma indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil. A ação alega que as falas da youtuber configuram injúria racial e transfobia, com base na Lei 14.532/2023, que equipara esse tipo de ofensa ao crime de racismo.

O processo também aponta que a influenciadora já responde a outras ações por calúnia, injúria e difamação, e afirma que o valor solicitado tem caráter educativo e reparador.

Em vídeo publicado nas redes sociais, a apresentadora afirmou que não teve a intenção de ofender a deputada e que suas falas foram tiradas de contexto.