Notícias

Análise da Série Adolescência da Netflix

  • Categoria: Critica de Filmes
  • Publicação: 19/07/2025 16:44
  • Autor: Natasha Maya Ferreira
"Adolescência"


Um garoto de treze anos e sua família tem a vida subitamente revirada quando o mesmo é acusado de assassinar uma colega da escola da mesma idade, lembrando que na Inglaterra, aonde a estória se passa até crianças podem ser presas por crimes hediondos.

  A minisérie em quatro episódios da Netflix tem sido muito comentada e tido grande repercussão, com muita razão.

O recurso de filmar cada episódio ( com média de uma hora cada) em plano sequência nos leva para dentro da trama.

Temas como machismo, bulying, o perigo das redes sociais para crianças e adolescentes e o despreparo de pais e professores frente à essa realidade são abordados.

No primeiro episódio a polícia entra com violência na casa do suspeito e nos choca por se tratar de um menino que parece ter menos do que sua idade, levando-o à delegacia junto com a família sem a informação do motivo da prisão ser dado.
 
O ator mirim Owen Cooper é uma revelação, em especial por dois fatores: ser seu primeiro desempenho e atuar sem interrupção ( devido ao plano sequência).

O terceiro episódio ter sido o primeiro a ser gravado também impressiona, ali na conversa com a psicóloga a naturalidade com que seu mundo interior explode é orgânica e real.

Um dos idealizadores, o ator Stephen Graham, também interpreta o pai. No último episódio entrega uma atuação sofrida, real e visceral frente à verdade que negou por mais de um ano, além da culpa e a dureza de encarar o que não tem retorno.

Ainda assim, várias pontas ficam soltas, a motivação do crime não é trabalhada a fundo, servindo somente como uma denúncia da cultura incel, mas porque aquele menino em especial foi tão afetado?

Ainda assim é impactante e necessária.