Análise Lições de Liberdade
Além de uma linda história de amor animal, tem uma bela contra a ditadura da Argentina, uma história real
- Categoria: Critica de Filmes
- Publicação: 17/07/2025 10:09
- Autor: André Luiz Brandão Cisi

Tom Michel ( Steve Coogan), um professor inglês deprimido aceita um emprego para dar aulas de inglês em um colégio interno para meninos na Argentina.
Em um passeio em Punta del Este no Uruguai, ele junto com uma mulher que ele quer impressionar encontra um pinguim na praia manchado de óleo, ele e a mulher dão banho no pinguim, porém descobre que a mulher era casada e ela foi embora e ele na confusão fica com Pinguim.
Tanto a alfandega da Argentina, tanto do Uruguai obriga ele a ficar com pinguim, ele leva para sua casa no internato, e aos poucos ele que não queria ficar com pinguim vai se encantando, e o pinguim ganha o nome de Juan Salvador e passa a encantar os funcionários do colégio, e também os alunos, ajudando inclusive a ter melhoras no desempenho escolar deles.
Mas um detalhe do filme que tudo isso acontece durante a ditadura Argentina em 1976, a ditadura que sumia com pessoas, e no começo Tom ficava na dele, mas depois passa a se indignar.
o filme é ótimo, muito bonito e comovente, consegue fazer bem a biografia de Tom Michel, e mostrar as duras criticas a esse movimento repressor da ditadura militar Argentina.
Uma história muito linda e bem desenvolvida.
Dirigido por Peter Cattaneo, no elenco também tem Jonathan Pryce, Vivian El Jaber, Alfonsina Carrocio, Björn Gustafsson, Hugo Fuertes, Brendan McNamee, Micaela Breque, Aimar Miranda, Florencia Nocetti.
Leia Mais




