Notícias

“Sonhar com Leões”: filme protagonizado por Denise Fraga tem data de estreia confirmada no Brasil para 11 de setembro e ganha cartaz oficial

Distribuído pela Pandora Filmes e coproduzido pela brasileira Capuri, longa conta a história de Gilda, personagem com pouco tempo de vida e que tem o desejo de passar por morte assistida
  • Categoria: Cinema
  • Publicação: 02/07/2025 16:25
  • Autor: Renata Vomero, FT Estratégias

Cartaz oficial do filme “Sonhar com Leões” | Créditos: Divulgação



 

São Paulo, junho de 2025 - O filme “Sonhar com Leões” teve sua data de estreia nos cinemas brasileiros confirmada para 11 de setembro. Com distribuição da Pandora Filmes e coproduzido pela brasileira Capuri, o longa é protagonizado por Denise Fraga, que interpreta Gilda, uma imigrante brasileira que vive em Lisboa e com apenas um ano de vida devido a um câncer. Ela tem como único desejo morrer enquanto ainda é ela mesma, com dignidade e sem dor.

 

Dirigido e roteirizado por Paolo Marinou-Blanco e com a produção de Justin Amorim, Paolo Marinou-Blanco, Eduardo Rezende e Luis Ortas, o filme, uma tragicomédia surreal sobre eutanásia, também divulgou seu cartaz oficial, com Denise Fraga em destaque.

 

“Tem trabalhos que a gente faz e dá vontade de sair arrastando as pessoas pela mão para ver, de tanto orgulho que dá. Esse é um deles. Gilda é um dos melhores personagens que eu já fiz. Amei fazer esse filme. E amei o resultado. Quero arrastar todo mundo para ver!”, comemora a atriz Denise Fraga.


Coprodução entre Brasil, Portugal e Espanha, o filme acumula passagens em importantes festivais internacionais, como Black Nights Film Festival, na Estônia, Red Sea International Film Festival, na Arábia Saudita, e o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (FICG), no México.


“Sonhar com Leões” é uma produção da Promenade (Portugal), Darya Filmes (Portugal), Capuri (Brasil) e Cinètica (Espanha). A distribuição é da Pandora Filmes (Brasil e América Latina) e Nos Audiovisuais - TV Cine (Portugal e África).


Confira aqui o teaser inédito do filme.


 

Sobre o filme
Nos filmes de Aki Kaurismäki, Luis Buñuel, Roy Andersson, Yorgos Lanthimos, encontramos uma coisa em comum: um retrato ácido e cómico da condição humana. O absurdo é tratado, muitas vezes, com humor. Um lembrete sobre as excentricidades da existência. É com essas referências que Paolo Marinou-Blanco, diretor e roteirista grego-português, criou o longa “Sonhar com Leões”, uma tragicomédia surreal sobre a eutanásia.

 

Gilda, uma imigrante brasileira vivendo em Lisboa, chegou ao fim da linha. Com uma doença terminal e apenas um ano de vida pela frente, seu único desejo é morrer enquanto ainda é ela mesma, ainda tem sua dignidade e sem dor.

 

No entanto, após quatro tentativas de suicídio fracassadas, Gilda tem medo de tentar novamente, o que a leva à organização clandestina “Joy Transition International”, que alega ensinar pessoas com doenças terminais a se suicidarem sem dor, quando a eutanásia é ilegal.

 

Lá, ela conhece o jovem Amadeu, um introvertido funcionário de uma agência funerária, que também está em estado terminal. Juntos, eles passam pelos “workshops de eutanásia”, que acabam sendo um esquema absurdo e caro. Gilda então decide tomar o controle da situação, e esses dois heróis improváveis embarcam em uma aventura tragicômica e comovente para tentar morrer nos seus próprios termos.



 

Sobre o diretor

Paolo Marinou-Blanco é um diretor, produtor e roteirista grego-português. Estudou Filosofia na London School of Economics, Literatura Francesa na University College London, e fez um Mestrado em Cinema na New York University. Após ser estagiário de Spike Lee, Paolo escreveu e dirigiu seu primeiro longa, "Goodnight, Irene", exibido no Festival de Tallinn Black Nights, Edinburgh, Goa, Provincetown, Mill Valley e em mais de 30 festivais ao redor do mundo e lançado nos cinemas de Portugal e do Reino Unido. Marinou-Blanco também trabalhou como roteirista e produtor nos EUA (membro do WGA), Portugal e Brasil. Alguns dos projetos que escreveu, co-escreveu ou produziu incluem: “Brass Monkey” para a Paramount Studios; “Olympic Village”, selecionado para o Jerusalem Film Lab; “City of Mist” para o produtor indicado ao Oscar Michael London. Seu curta-metragem “Empty Hands”, foi exibido em Vila do Conde 2021, San Francisco IFF, Izmir IFF e muitos outros. Seu segundo longa-metragem como diretor/roteirista e produtor, “Sonhar com Leões”, uma coprodução Portugal/Brasil/Espanha, foi selecionado para o Torino Film Lab, ganhou o prêmio San Francisco Film Society Rainin Grant, o Development Award no festival Tallinn Black Nights, Industry e obteve financiamento da ANCINE, ICA, Ibermedia e Eurimages.

 

Sobre a Pandora Filmes

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; “Parasita”, de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar; o tunisiano “O Homem que Vendeu Sua Pele”, de Kaouther Ben Hania, e “A Felicidade das Pequenas Coisas”, uma grande surpresa do cinema do Butão, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional; “Apocalypse Now: Final Cut”, a obra-prima de Francis Ford Coppola; “Roda do Destino”, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; além dos brasileiros “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, e “Uma Família Feliz”, de José Eduardo Belmonte, dois grandes sucessos aclamados pela crítica.