Notícias

2026 está chegando…

  • Categoria: Politica e Sociais
  • Publicação: 01/07/2025 15:44
  • Autor: Rodrigo Botelho Campos - economista
Há anos o planeta e o país estão polarizados politica-ideologicamente. Nada indica que será diferente em 26. O capitalismo e suas contradições com a China, a Rússia, os BRICS, e outros antagonismos é a base da explicação deste fenômeno. Guerra fria soft que Trump e Netanyahu querem tornar hard!

Lula está bem nas pesquisas eleitorais. Haddad está bem também. Lula é o candidato, mas está longe…politica continua como as nuvens, se movendo.

JB não será candidato, quiçá estará preso, mas o movimento que lidera tem base popular e deve ter candidatura própria. Imagino que com o nome da família na cédula da urna eletrônica, o grande capital político/eleitoral/simbólico que eles ainda tem. 

Tarcísio não será candidato correndo risco de perder. Fica para 2030, depois do segundo mandato de governador de São Paulo. Governadores de SP não largam o governo com possibilidade de reeleição e risco numa eventual disputa presidencial. Kassab quer ser o vice-governador para ser o sucessor de Tarcísio em 30. 

Acordos tácitos fazem parte do jogo jogado: “não me incomode que não te incomodo”, variação do “jogo de soma positiva”, do popular “ganha ganha”, pode ser ingrediente vital para os resultados de 26.

A economia está bem: todos os dados indicam isto. Há manipulação por setores da mídia sobre a condução e as condições do país que refletem o antagonismo com as ações do governo federal pró “andar de baixo”. 

Nosso desafio é para além de comunicar bem o que deve ser comunicado, os ótimos feitos do governo federal. É  fazer o enfrentamento político ideológico com os liberais-conservadores e a ultra direita proto-fascista, craques nas redes sociais e nas fake news. 

O PT joga um peso importante nisto, afinal o governo é republicano e deve governar para todos. 

Essência e aparência é como se expressam as contradição dos projetos e das lideranças. No plano das aparências está a explicação de resultados de pesquisa não favoráveis a Lula e seu governo.

O bloco de centro direita estará unido? Há setores buscando se distanciar de JB. Isto pode se materializar num movimento de dupla candidatura deste campo com possibilidade de reunificação no segundo turno. 

Tentar ganhar no primeiro turno é sempre um desejo. Vamos tentar, sem criar falsas expectativas. 

Vamos adiante, lutando!