Análise: Batman Begins ( 2005)
Filme completa 20 Anos , e trouxe inovação ao gênero de filmes de heróis
- Categoria: Cinema
- Publicação: 17/06/2025 15:01
- Autor: Paulo José

A fórmula de sucesso, de reinventar um gênero de um determinado personagem, já estabelecido e conhecido, é sempre uma incógnita.
Ang Lee, em 2003 realizou " Hulk" um filme dos Estúdios da Universal, que conseguiu uma boa bilheteria, mas não o suficiente para virar uma franquia.
O tom bem peculiar do diretor, que tentou o maximo ser fiel aos quadrinhos, acabou afastando o grande público.
Em 2008 , menos de 05 anos depois um novo filme foi lançado " O Incrível Hulk" com outro ator e uma nova abordagem que a acabou entrando para o universo das histórias compartilhada dos estudios Marvel.
" Batman Begins " conseguiu trazer nas mãos de Christopher Nolan, um herói com erros e acertos, que conseguia trazer uma resposta imediata aos fãs do herói.
A exemplo de Ang Lee, o método de direção bem peculiar de Nolan, ajudou nessa produção, que foi uma jogada arriscada dos Estúdios da Warner , já que o mesmo vinha de dois filmes de sucessos " Amnesia( 2000) e Insónia ( 2002) , que tinha um apelo mais da critica, do que do público, ja que eram produções de baixo orçamento.
Insónia, era o que tinha um custo um pouco mais alto já que tinha no elenco vencedores de Oscars( Al Pacino, Robin Williams e Hilary Swank).
Christian Bale assume o papel de Bruce Wayne/ Batman, que teve a missão de" esquecer " o último Batman de " George Clooney" em " Batman e Robin ( 1997). Logo nas primeiras cenas , já estamos diante de um início de uma trilogia de sucesso, além de um elenco competente.
Liam Neeson como o mentor Ra, al Ghul, está excepcional sempre quando aparece em cena; Michael Caine que não desperdiça nenhuma cena no papel do Mordomo Alfred; Morgan Freeman que faz um dos engenheiros da empresa Wayne " Lucius Fox" ; Gary Oldman como Comissário Gordon; Tom Wilkinson no papel do Chefão do crime " Falcone; Katie Holmes como Rachel, interesse romântico de Bruce, que no longa seguinte de 2008, foi substituída por Maggie Gyllenhall.
Outras presenças marcantes foram de Ken Watanabe( o falso " Rá , Al Ghul,) e Rutger Hauer no papel de William Earle, acionista mal caráter das empresas Wayne.
Cillian Murphy, acho que foi um pouco desperdiçado em sua jornada como Espantalho. O ator voltou nas outras continuação, mas não teve uma relevância necessária ao talento do ator.
No geral Batman Begins , é um marco no cinema do gênero de super herói, que abriu as portas para outras empresas a adotar essa mesma estrutura.
Link da Crítica no Canal Caçadores de Cinema:
Leia Mais




