Notícias

Se exercitar regularmente faz bem para a vida sexual

  • Categoria: Saúde
  • Publicação: 30/05/2025 12:23
  • Autor: LUIZ FERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - @luizfernandolukas
Todo mundo sabe que os exercícios físicos trazem uma série de benefícios para a saúde física e mental. Mas, segundo o profissional de Educação Física Luiz Fernando Lukas, o exercício também é um grande aliado da vida sexual. E isso não tem nada a ver com deixar o corpo mais atraente. Pesquisas mostram que 43% das mulheres e 31% dos homens têm algum tipo de disfunção sexual causada por obesidade ou sedentarismo.

O exercício libera endorfina, um hormônio ligado ao prazer e que melhora a irrigação sanguínea, inclusive da região íntima, aumentando a libido, a lubrificação, o prazer e facilitando o orgasmo. No caso dos homens, favorece para ereções duradouras e potentes, e evita a ejaculação precoce.

“O exercício físico ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, ajuda a equilibrar os níveis hormonais como a testosterona, o que reflete diretamente na libido e no desempenho físico e sexual”, aponta Lukas.

O condicionamento físico de quem faz exercícios com regularidade é bem maior. E quanto mais condicionada a pessoa está, melhor será o desempenho dela na Hora H.

Quem faz exercícios com regularidade, dorme melhor, tem mais disposição e melhora a saúde como um todo. O exercício melhora o aspecto físico e ajuda na aceitação corporal. Esse ponto ajuda a elevar a autoestima e a confiança, fatores que vão favorecer diretamente o desempenho sexual.

Um outro fator a ser apontado é que quanto mais resistentes e fortes estão os músculos, mais facilidade o casal terá para determinadas posições sexuais. Isso torna a atividade sexual mais confortável e prazerosa e pode permitir até que o casal inove, com posições mais “desafiadoras”.

Luiz Fernando Lukas afirma ainda que não existe um exercício específico para obter benefícios para a vida sexual. O importante é manter a regularidade. Pelo menos uma hora por dia, cinco vezes na semana, já é o suficiente. Mas cuidado com os excessos! Exercícios extenuantes acabam tendo um resultado contrário, causando redução da libido e diminuição da testosterona pelo esforço excessivo. 

LUIZ FERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - @luizfernandolukas - https://www.instagram.com/luizfernandolukas/://www.instagram.com/luizfernandolukas/