Notícias

A 2ª Edição da Festa Internacional da Palavra já começou

Evento ocorre até 24 de maio de 2025
  • Categoria: Literatura
  • Publicação: 22/05/2025 11:48
  • Autor: Velupta Produções

Com cortejos de cultura popular, cerimônia oficial e um show memorável de Sandra Sá, a 2ª Edição da Festa Internacional da Palavra começou com força e emoção na última quarta-feira (21), em Itaúnas, no Espírito Santo.

O público foi recebido com o Cortejo de Boas-Vindas, que encheu as ruas de som, dança e espiritualidade. Três importantes expressões da cultura tradicional brasileira deram o tom da festa: o Ticumbi do Bongado, com o carisma e a força ancestral de Mestre Wantuil; o Reis de Boi da Vila, com o vigor e a irreverência de Mestre Lucas Maia; e o Jongo de São Benedito e São Sebastião, comandado por Mestre Benedito – Preto Velho, que trouxe o tambor como voz dos antepassados.

Em seguida, a idealizadora do projeto, atriz e escritora Elisa Lucinda abriu a noite, reafirmando o compromisso do evento com a valorização da palavra falada, cantada, escrita e encenada — um espaço de encontro entre culturas, gerações e linguagens artísticas. O momento contou com a participação de Fabricio Noronha, Secretário da Cultura do Espírito Santo; Fabiano Piúba, Secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC; José Erivan Tavares, prefeito de Conceição da Barra (ES); e Ester Abreu, Vice-presidente da Academia Espírito-santense de Letras.

A Festa também homenageou dois grandes nomes da literatura e da luta pelos direitos culturais no Brasil: Nêgo Bispo e Bernadette Lyra. Antonio Bispo dos Santos, conhecido como Nêgo Bispo, que foi representado por sua filha Joana Maria, era foi filósofo, poeta, escritor, professor e líder quilombola, deixando um legado de resistência e pensamento crítico sobre identidade, terra e ancestralidade. Já Bernadette Lyra, uma das escritoras mais importantes do Espírito Santo, é reconhecida por sua vasta contribuição à literatura brasileira, explorando os gêneros de ficção e narrativa histórica.

Encerrando a noite em grande estilo, a artista Sandra Sá subiu ao palco, por volta das 22h, e conduziu o público por uma jornada de energia e resistência. Com sua voz potente e carisma inconfundível, a cantora fez da palavra cantada uma convocação à liberdade, ao amor e à celebração da vida.

A Festa Internacional da Palavra segue até sábado (24) com uma programação diversa, que inclui saraus, mesas literárias, performances, oficinas, espetáculos teatrais, cinema, encontros com autores e shows musicais. Confira a programação completa dos próximos dias em: www.festadapalavra.com/programacao.