Notícias

Analise " Missão na Ilha de Fogo"

Filme de 1990 com Jackie Chan
  • Categoria: Critica de Filmes
  • Publicação: 21/05/2025 09:47
  • Autor: Givaldo Dias
Quem era rato de locadora deve se lembrar da febre dos filmes com Jackie Chan a partir do sucesso de "Arrebentando em Nova York" que várias distribuidoras começaram a lançar (ou relançar com nomes diferentes) vários de seus filmes antigos, e todos eram vendidos como filmes novos, dentre os "lançamentos" saiu esse pela suprema América Vídeo, e muita gente na época se decepcionava por alguns fatores:

01- Não é um filme de ação, é na verdade um filme policial misturado com drama passado em prisão com algumas sequências de ação rápidas.
02- Jackie Chan não é o ator principal do filme e tem poucas cenas.
03- A tal "Missão na Ilha de Fogo" só vem acontecer mesmo pra valer no final do filme...rs.

Mas, vamos ao filme em questão. para quem queria mesmo era ver um bom filme, com certeza não se decepcionou pois se o filme não tem muita ação, ele compensa no roteiro muito bem desenvolvido e nas atuações seguras e dramáticas de Andy Lau, Tony Leung e Jackie Chan.

O filme infelizmente foi lançado aqui depois de passar pela mão dos americanos que re-editaram e reduziram em quase 1 hora de duração, provavelmente para dar mais ênfase na ação e claro dublaram o filme mudando nomes de personagens e trilha sonora.

Depois de um começo e mais da metade do filme focados na prisão, acontece uma reviravolta e os personagens mudam de rumo radicalmente, nesse ponto acontecem algumas cenas de ação que devem ter empolgado aqueles que queriam apenas isso de verdade, mas duram poucos instantes e o filme retorna para o clima introspectivo de antes.

Na China o filme chegou a ser proibido junto com outro excelente filme com Jackie Chan "Crime Story", por sinal esse jamais foi sequer lançado no Brasil, uma pena pois é um dos mais sérios e melhores filmes de sua carreira.


O filme foi relançado em DVD pela Continental/Media Action com o nome de "O Prisioneiro" e mais editado ainda, é a mesma matriz utilizada nos EUA, com trilha sonora mais uma vez alterada e pior ainda do que a anterior. Mas, se você passar para o áudio dublado em português, além de possuir a dublagem de quando foi exibido na Band em "Força Total" está com a trilha sonora original em cantonês que por sinal é muito linda.